Cristais Naturais a Pronta Entrega

GRANADA PIROPO

 

grenat-cristal-pyrope.jpg

Piropo, ou Rubi do Cabo, é uma granada de cor vermelho-sangue, devido a seu conteúdo de ferro e cromo. A sua fórmula é Mg3Al2(SiO4)3. O magnésio pode ser substituído em parte por cálcio e/ou ferro ferroso (Fe2+). O piropo raramente possui inclusões, mas, quando presentes, estas se encontram em forma de cristais arredondados ou apresentam contorno irregular. Como todas as granadas, o piropo não possui clivagem, e a fratura é de subconcoide a irregular. O piropo é encontrado em rocha vulcânica e depósitos aluviais e pode, juntamente com outros minerais, indicar a presença de rochas portadoras de diamantes. As localizações de jazidas incluem Arizona, África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Myanmar, Escócia, Suíça e Tanzânia. Os exemplares transparentes são usados como gemas. Uma variedade importante de piropo - a rodolite, do grego a rosa - é originária do condado de Macon na Carolina do Norte, é caracterizada pela cor violeta-vermelha e por constituir uma solução sólida de 2:1 entre piropo e almandina. A palavra piropo deriva do grego pyropos, significando flamejante. Os piropos suíço e sul-africano são pedras de vermelho mais claro do que as pedras da Boémia, onde se utiliza o piropo na joalheria há mais de quinhentos anos.

Seu nome vem do grego "pyros" para fogo. Cor variavel, a vermelha, mais ou menos voltada para a tonalidade castanha, sendo a mais procurada. Era chamada "carbunculo" que significa, vermelho como brasa, e a expressão "brilhante como carbunculo" foi muito utilizada por numerosos escritores. Foi também chamada de"granada de Boêmia" de onde eram provenientes as mais belas. A Rodolita é uma variedade intermediaria entre o piropo e a almandina mas mais proxima do piropo, de cor vermelha rosada, seu nome vindo do grego "rhodon" para rosa. As granadas que mudam de cor, elas são intermediarias entre o piropo e a espessartita e possuem a caracteristica de mudar de cor conforme o tipo de iluminação ao qual ela é atingida : luz "natural" ou artificial " "à incandescência". A variedade "malaia", é de cor alaranjada em luz natural e se torna rosa firme na luz incandescente, elas foram descobertas nos anos 1990. A variedade "bequili", de Madagascar é a unica granada azul conhecida, azul à tendência verde à luz do dia, ela se torna rosa firme, quase vermelha exposta à luz incandescente. Esta mudança de cor devido ao vanadio é tão espetacular que o da alexandrita. Estas granadas "bequili" são muito procuradas por duas razões : são granadas azuis, uma raridade e sua mudança de cor é tão espetacular que a alexandrita. A umbalita é o nome de uma variedade que se situa entre a almandina e o piropo.

 

gc5.jpg

Local de extração

Encontrava-se muito apreciadas na Boêmia do século XIX°, mas também na Austria e atualmente as principais jazidas são na Africa do Sul, na Argentina, na Australia, na Birmânia, no Brasil, na China, na Africa do Sul, nos Estados Unidos, em Madagascar, na Nigéria, na Russia, na Tanzânia e claro, na Republica Tcheca. As granadas com mudança de cor são provenientes principalmente da Africa : Madagascar, Quênia, Tanzânia.

Utilização na joalheria

Elas estiveram entre as pedras preciosas mais utilizadas e usadas na Europa, elas serviam para realizar anéis, brincos, colares de pérolas em facetas, pingentes. A reputação das granadas de Boêmia tinha ultrapassado a extensão da Europa, elas eram também utilizadas nas artes decorativas associadas ao cristal de Boêmia. A reputação da granada de Boêmia atingiu seu cume no século XIX° e sobretudo no final deste século, nos anos 1890 onde numerosas joias foram exportadas para o mundo inteiro. Esta reputação foi certamente reforçada pelas propriedades que lhe eram atribuidas : sorte e também de reduzir a dor. A notar que inumeros pirpos antigos não são lapidados com culatra mas com uma base plana para montar em mozaico.

A granada é a pedra aniversario do 2° ano de casamento.

Cuidado e precaução no cotidiano

Sua robusteza, sua facilidade de manutenção fizeram dela uma pedra preciosa muito popular e acessivel à classe média enquanto que os rubis, muito caros e raros, eram reservados à classe dirigentes e aos reis.

 

Gemas aproximativas

Almandina , Grossularia , Rubi , Espenélio , Turmalina

 

pyrope-grenat-rhodolite-fantaisie-madagascar.jpg

Litoterapia cultural e historica

Ela seria uma pedra que induziria o "pensamento positivo", a força, a coragem, a paixão, a determinação. Ela teria um efeito benéfico sobre nossa força vital e aos orgãos sexuais. Ela traria vitalidade e paixão amorosa.

Imitações e tratamentos

Um vidro vermelho pode imita-lo como os rubis e espenélios sintéticos. Existe também os dublets.

Signos do zodiaco : aries, touro, leão, escorpião

Signos do zodiaco chinês : rato

Mes : janeiro

 

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - PIROPO - Aprenda Mais Sobre Este Mineral