Cristais Naturais a Pronta Entrega

QUARTZO VELA

 

vela-quartzo.jpg

O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros.

Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser considerados pedras semi-preciosas. Desde a antiguidade, as variedades de quartzo foram os minerais mais utilizados na confecção de jóias e esculturas de pedra, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Hoje, sabe-se que mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença pulmonar denominada silicose.

Hábito Cristalino e Estrutura

O quartzo pertence ao sistema de cristal trigonal. A forma de cristal idealizada é um prisma de seis lados, que, em cada um desses lados, possui outras pirâmides com seis lados.

Na natureza, cristais de quartzo são muitas vezes irregulares, distorcidos, desenvolvido com cristais adjacentes de outros minerais, ou mesmo com faces cristalinas difíceis de identificar, que fazem o quartzo parecer maciço.

Abaixo, exemplos de duas configurações cristalinas para o quartzo, denominadas α-quartzo e β-quartzo. A transformação entre elas envolve apenas uma rotação de um tetraedro com respeito ao outro, sem alteração da forma como eles são ligados.

α-quartzo (Oxigênio em vermelho, Silício em Cinza)

β-quartzo

Tipos de ocorrência

Ocorre geralmente em pegmatitas graníticas e veios hidrotermais. Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas. A erosão de pegmatitas pode revelar bolsões de cristais, conhecidos como "catedrais". Pode também ter origem metamórfica ou sedimentar.

Geralmente associado aos feldspatos e micas. É constituinte essencial de granito, arenito, quartzitos por exemplo. Adicionalmente, pode ocorrer em camada, particularmente em variedades como a ametista; neste caso, os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz e deste modo apenas é visível uma pirâmide terminal. Um geode de quartzo, consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais.

Quartzo sintético

Uma vez que o quartzo ocorre muitas vezes maclado, muito do quartzo utilizado industrialmente é sintetizado. São produzidos grandes e perfeitos cristais não maclados em autoclave por meio do processo hidrotermal.

 

Propriedades Físicas

O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. Possui dureza 7 na Escala de Mohs.

Apresenta as mais diversas cores (alocromático), caracterizando suas muitas variedades. Peso específico 2,65 N/m³. Sem clivagem, apresentando fractura concoidal.  Entre as propriedades físicas mais significativas do quartzo destaca-se sua dureza 7, na escala Mohs (o máximo desta escala é 10, que corresponde ao diamante). O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade. Ao ser arranhada com um material mais duro, a superfície do quartzo apresenta sempre um traço branco.

O Quartzo possui baixa perda acústica, notável estabilidade química e térmica. Apresenta o efeito piezoelétrico, ou seja, cargas elétricas positiva e negativa em vértices opostos quando ele é submetido a pressão ou tensão. Essas cargas elétricas são proporcionais à alteração da pressão. Em outras palavras, se aplicarmos um pulso de tensão em um bloco de cristal de quartzo, essa tensão irá gerar uma vibração mecânica, que, por sua vez, cria uma tensão elétrica oscilante. Um cristal de quartzo tende a vibrar em sua respectiva frequência de ressonância, que, por sua vez, é determinada pelas características físicas do cristal.

Esses fatores fazem com que um bloco de quartzo cristalino seja um ótimo ressoador mecânico, com baixa taxa de amortecimento.

A propriedade da pireletricidade, que consiste no aparecimento de cargas elétricas em resposta ao aquecimento do cristal, também se verifica.

COR: Branco, cinza, marrom-avermelhado, amarelo.

APARÊNCIA: "Cera derretida" sobre um cristal central.

RARIDADE: Fácil de obter.

ORIGEM: Madagascar, Brasil, mundo todo.

ATRIBUTOS

Uma Pedra que traz luz para o planeta e para aqueles que ajudam a Terra à medida que a sua vibração se eleva, o Quartzo Vela traz para  mais perto o seu anjo da guarda. A meditação com esta pedra ressalta o propósito da sua alma e foca a sua vida no caminho do altruísmo. Intensificando a intuição, esta é uma pedra de escriação para o planeta e para a iluminação espiritual. Pedra de alquimia pessoal, o Quartzo Vela de tamanho grande atrai abundância e é útil quando você trabalha em grupo, pois irradia amor sobre todo o grupo, criando harmonia. Ele ajuda você a pôr em prática conhecimento antigo e aproxima totens e aliados de poder. Ele pertence à direção sul da roda medicinal, o lufar do passado, das emoções e do coração. Restaurando a confiança e a inocência, esta pedra propicia a cura da criança inferior ferida e ajuda a encarnar mais plenamente neste plano, uma aura de amor incondicional; ela também cura linhagens ancestrais e heranças cármicas.

Do ponto de vista psicológico, o Quartzo Vela dissipa sentimentos de opressão e desespero, criando tranquilidade e confiança numa mente iluminada que vê além das restrições impostas pelo dia a dia. Do ponto de vista emocional, ele ensina que você nunca está realmente sozinho, conectando-o com o cerne do amor divino dentro do seu ser. Ele ajuda a desenvolver independência emocional e interdependência, mostrando quando é benéfico confiar num parceeiro e compartilhar com ele numa situação de apoio mútuo e quando é melhor ficar sozinho. Ele ajuda o seu parceiro a não se sentir isolado quando trás com dignidade parceiras que não lhe causam mais bem nenhum.

Do ponto de vista físico, esta pedra ajuda você a ficar de bem com o seu corpo e é útil quando a encarnação física é difícil. Ela mostra como o corpo físico é prejudicado pelo estresse emocional ou mental e cura o coração.

CURA
 

Favorece a conversão de carboidrato e nutrientes e regula a insulina. Alivia dores de cabeça causadas pelo bloqueio do terceiro olho.
 

quartzo-vela.jpg

CORES ESPECÍFICAS

O Quartzo Vela "Esfumaçado" instila lucidez e ajuda você a sondar o seu mundo interior em busca da verdade. É perfeito ára viagens astrais atravésda morte e do renascimento e para purificar energia.

O Quartzo Vela cor-de-rosa é um instrumentos eficiente para abrir o coração, ativar o chackra do coração superior e inspirar compaixão.

O Quartzo Vela vermelho é às vezes chamado de "Quartzo Catedral".

Trechos retirados do livro: A bíblia dos Cristais, Judy hall volume 2. Editora: Pensamento

Para conhecer sobre outras pedras clik aqui

Fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - QUARTZO VELA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral