Esfênio tambem é conhecida como Titanita. A maioria é transparente, possuindo uma gama de cores, mas a mais comum no mercado é a amarela esverdeada. Sua maior força é sua ajuda na capacidade de aprender coisas novas. Acelera o aprendizado, te ajuda a absorver melhor as informações e ainda fazer um link com ideias intuitivas similares a outras disciplinas. Aumenta a força de vontade e a realização de seus desejos. É uma pedra excelente para ajuda-lo a pensar mais claramente, estimulando a criatividade e a organização. Esfênio promove a abundancia e a prosperidade em todos os aspectos de sua vida. Estimula a visão psíquica e ajuda a desenvolver a intuição. Durante a meditação faz uma conexão com seus guias espirituais trazendo uma sensação de paz e alegria.
O nome vem do grego sphen, que significa cunha: uma alusão ao formato de seus cristais quase sempre muito pontudos. O nome Titanita deriva do elemento Titânio. Também conhecida como titanita, esta gema de coleção ocorre nas cores amarela, verde e marrom. Em estado bruto, é reconhecível por sua forma cristalográfica com aspecto de cunha, clivagem prismática e, nos exemplares facetados, por sua elevada dispersão (superior à do diamante e realçada ao lapidá-lo em estilo brilhante, mas nunca em cabochão).
Quimicamente, constitui-se de um silicato de titânio e cálcio, de dureza 5 a 5 ½, densidade 3,52 (± 0,02) e pleocroísmo intenso. Seus elevados índices de refração, 1,900 - 2,034 (± 0,020), proporcionam um brilho sub-adamantino e sua elevada birrefringência, da ordem de 0,100 a 0,135, ocasiona a duplicação das arestas do pavilhão em exemplares lapidados, ao serem observados através da mesa.
O esfênio exibe um espectro de absorção com uma série de linhas nas regiões do alaranjado e do amarelo, devidas aos denominados elementos terras raras. A principal ocorrência brasileira localiza-se no município de Capelinha, em Minas Gerais. Identificada em 1795, seu nome exprime seu forte teor em titânio. Ela foi por muito tempo chamada de esfênio que vinha do grego "sphenos", canto, que qualificaria muito bem a forma de seus cristais em forma de canto. A broquita de mesma composição cristaliza em um outro sistema cristalino : ortorrômbico e a uma dispersão mais forte ainda. Os mineralogistas a chamam titanita mas o antigo nome de esfênio é mais utilizado pelos gemologos.Existe uma variedade cromifera de uma cor verde esmeralda.
Local de extração
Bastante difundido, ela é encontrada nos maciços do Lovozero e de Khibiny (quase Ilha de Kola, Russia), nos alpes austriacos, italianos, suiços e franceses, na Noruega (Kragero e Arendal), na Birmânia, no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Sri-Lanka, em Madagascar, no Paquistão.
Utilização em joalheria
Pelo Fato de seus fogos intensos (superiores aos do diamante) e seu brilho, ela se lapida em brilhante e é muito colecionada. As pedras verde-amlarela têm "fogo" (brilhos de cor) vermelhos.
Cuidado e precaução no cotidiano
Fragil pela sua fraca dureza.
Gemas aproximativas
Andaluzita , Axinita , Cerussita , Crisoberilo , Sheelita , Esfalerita , Topazio , Turmalina , Vesuvianita , Zircão
Litoterapia cultural e historica
A titanita agiria ao nivel do chacra do plexo solar e interviria sobre todos os chacras superiores os ativando. Ela provocaria o desejo de conseguir o sucesso, o entusiasmo, a alegria criativa, a vontade de ir para frente.
Imitações e tratamentos
Por tratamento térmico, a titanita castanha se torna vermelha ou alaranjada.
Caracteristicas fisicas:
Caracteristicas quimicas: CaTi[SiO5] silicato de titânio e de calcio
Cor principal: amarelo
Outras cores: castanho, vermelho, verde
Cor do traço: branco
Brilho: diamantado, resinado
Dureza: 5.0 à 5.5
Densidade: 3.40 à 3.55
Clivagem: vale
Fratura: concoide, irregular
Propriedades oticas:
Transparência: transparente
Refringência: 1.845 - 2.100
Birrefringência: 0.100 Muito forte, bi-eixo positivo
Dublagem: sim
Dispersão: 0.051 (0.035)
Pleocroismo: forte
Numero de cores: 3 Incolor, verde-amarelo, avermelhado
Espectro de absorção: 586 - 582
Fluorescência: inexistente
Signos do zodiaco: gêmeos, leão, virgem, sagitario
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - ESFÊNIO - Aprenda Mais Sobre Este Mineral