A granada é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com formação cristalina. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálcio, magnésio, alumínio, ferro2+, ferro3+, cromo, manganês e titânio. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor. Os membros do grupo da granada subdividem-se através da sua variabilidade química: piropo, grossularite, almandite, espessartite, uvarovite, andradite.Significados e curiosidades - Alimenta imaginação, protege contra pesadelos, melhora a auto-estima. Boa para anemia (melhora a capacidade do sangue). Ótima para falta de energia sexual, cansaço, desâmino, depressão, adinamia.Melhora todos os processos de má distribuição de cálcio no organismo como ostoporose, bico-de-papagaio, dentição, flacidez muscular, inclusive acelera a consolidação de fraturas ósseas. Boa para intestino preso, retenção de urina pela bexiga, intoxicações alimentares ou por veneno.
A granada, assim como todos os cristais de coloração vermelha intensa, não devem ser usados em tratamentos prolongados, e sim, em momentos agudos no início do tratamento, como uma terapêutica de "choque", pois a cor vermelha intensa é muito forte e rápida. Favorece paciência, amor e compaixão, coragem. Limpa pensamentos impuros.
Segundo a tradição, a Arca de Noé teria sido iluminada por uma granada. Por aí se vê que esta pedra, de imensa beleza, é conhecida da humanidade há milhares de anos e teve grande destaque em quase todas as civilizações.Na Antiguidade, a granada era conhecida como a pedra originária da vida.Seu nome tem origem no latim, "granatus", que significa grão.
A granada é uma gema que pode ter várias cores, exceto azul. Os tons rubros vão desde o framboesa ao vermelho cor de sangue. Já os tons de verde são equivalentes aos das esmeraldas, existindo ainda granadas em tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Os variados aspectos das granadas possibilitam uma utilização adequada a todos os gostos e acessível a todos os bolsos.O nome granada não designa uma gema, mas um grupo de gemas.
As granadas mais importantes como pedras preciosas são piropo (a mais valiosa), rodolita, tsavorite, almandina, espessartina, grossulária, hessonita e andradita. Conforme a espécie, pode-se ter granada incolor, vermelha (a mais comum), amarela, marrom, preta e até verde (chamada demantóide).Os principais centros de extração de granadas são a África do Sul, o Sri Lanka, Madagascar, Brasil,índia e Austrália.Os efeitos terapêuticos da granada vão desde benefícios ao coração até efeitos extraordinários sobre os órgãos e genitais. Acredita-se que, quem use granada, terá vida sexual ativa até idade avançada!
As granadas mais comuns são as vermelhas e as mais raras as brancas ou incolores, consideradas boas para que se obtenha a simpatia do planeta aos quais são atribuídas. Acredita-se, ainda, que a granada tem poder de interromper o sangramento e cura as doenças causadas pela formação de pedras no corpo, estimulando o vigor e a vitalidade, A granada é, também, muito benéfica para a parte psíquica: é guardiã das amizades verdadeiras, auxilia nos problemas do casamento. Observou-se, inclusive, que a granada quando em ambiente hostil muda de cor, isto é, escurece diante de fases difíceis. Quando reconhece os problemas, a granada os ameniza e só então volta a brilhar com o vermelho da paixão.Tenha, portanto, sempre uma grana da ao seu alcance, seja como pedra, seja num colar, brinco, anel ou pulseira.
Granada. Cor : vermelho escuro (piropo), vermelha-alaranjada (espessartina), vermelha-púrpura ou rosa (rodolita) Jazidas : Brasil, Tcheco-Eslováquia, África do Sul, Austrália, Sri-Lanka, Áustria, Suécia Curiosidades : Seu nome deriva de granatum ou romã, um símbolo do ventre materno desde a antiguidade. Por estar associada à força vital feminina, acreditava-se que só deveria ser usada por mulheres. Outro significado também é grão. As granadas mais comuns são as vermelhas sendo o símbolo da lealdade e do amor profundo. A granada verde-escura (uvarovita) é rara. Estimula a criatividade, a paixão e o sistema circulatório. Quando usada junto à glândula pituitária (na testa), ajuda a dar informações de vidas passadas. Pode reciclar sentimentos, renovar o amor e acalmar a raiva. Ativa o apetite sexual.
As Granadas têm maior afinidade com Aquário, Leão, Áries, Escorpião e Capricórnio. Como pedras de nascimento, são apropriadas para os nascidos em janeiro.
Chakras: Quarto Cardíaco
Saúde: Circulação
Indicação: Pressão Alta
Usos e aplicações: Pedra da profissão: Donas de Casa e Comunicadores.
Pedra do signo de: Aquário, Leão, Áries, Escorpião e Capricórnio
Tipo de energia: Vitalidade e Força
Características técnicas:
Ocorrência: Comum
Dureza: 6,5 - 7,5
Composição Química: Silicato de Alumínio e Magnésio
Procedência: No mundo todo
Usar em casos de infertilidade, esterilidade e frigidez.Ajuda na assimilação do cálcio, magnésio e Vitaminas A,D e E.Recomendada para doenças relacionadas com sangue (anemia, hemofilia etc).
Detalhe:A Granada é conhecida há muito tempo devido à sua beleza e aos seus efeitos terapêuticos. Era uma Pedra sagrada para os Maias, Aztecas, Índios Americanos e tribos Africanas.
É uma pedra de empenhamento. Deve usar em momentos de crise pois ela leva a ordem onde há caos. Limpa, purifica e elimina tudo o que não estiver bem. Ela é guardiã dos relacionamentos verdadeiros. Quando estes atravessam tempos difíceis, a cor vermelha escurece podendo tornar-se preta.
Em meditação, pode colocar uma granada e uma ametista no 6º chacra para activar o poder criativo da intuição.
A granada tem muitas cores e se bem que a cor mais usual seja o vermelho, as granadas podem ter a cor verde-esmeralda, laranja… a granada expressa-se, pois, numa variedade de tons e cada cor adiciona propriedades.
A granada Melanita, de cor preta, fortalece os ossos e a coluna e trata reumatismo e artrite. Traz estabilidade e confiança.
A granada Andradita promove coragem, resistência, força… Melhora a vitalidade. É uma pedra preta, preta com castanhos.
A granada Espessartina, que também pode ser preta, trata problemas de depressão, ajuda nos pesadelos. Tem uma vibração elevada.
A granada Vermelha é boa para quem tem falta de energia ou para quem desanima com facilidade.
É uma pedra excelente para tratar problemas do foro sexual, tais como, infertilidade, impotência e frigidez.
Fortalece o coração, a circulação sanguínea. É recomendada em casos de hemorragias e em todas as doenças relacionadas com o sangue.
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - GRANADA Aprenda Mais sobre Este Mineral