Local de extraçãoBastante difundido, ela é encontrada nos maciços do Lovozero e de Khibiny (quase Ilha de Kola, Russia), nos alpes austriacos, italianos, suiços e franceses, na Noruega (Kragero e Arendal), na Birmânia, no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Sri-Lanka, em Madagascar, no Paquistão.
Gemas aproximativas: Andaluzita , Axinita , Cerussita , Crisoberilo , Sheelita , Esfalerita , Topázio , Turmalina , Vesuvianita , Zircão
Litoterapia cultural e histórica: A titanita agiria ao nível do chacra do plexo solar e interviria sobre todos os chacras superiores os ativando. Ela provocaria o desejo de conseguir o sucesso, o entusiasmo, a alegria criativa, a vontade de ir para frente.
Classe: silicato, nesossilicato
Composição: Silicato de titânio e cálcio
Fórmula Química - CaTiSiO5
Elementos Químicos: Cálcio,titânio, silício e oxigênio
Cor principal : amarelo
Cor do traço : branco
Brilho : diamantado, resinado
Dureza : 5.0 à 5.5
Densidade : 3.40 à 3.55
Clivagem : vale
Fratura : concoide, irregular
Signos do zodíaco : gêmeos, leão, virgem, sagitário
Tipos de ocorrência
A titanita ocorre em rochas metamórficas como nos gnaisses e xistos e, também, em calcários e granitos. Os espécimes transparentes apresentam forte pleocroísmo. Devido ao efeito de extinção do ferro, a titanita não exibe fluorescência sob ultravioleta.
Usos e aplicações
A titanita é uma fonte de de dióxido de titânio , TiO2, usado em pigmentos e admirada como gema quando livre de falhas. O fato de ser quebradiça e ter baixa dureza impossibilitam a titanita de ser usado com pedra de anel, sendo mais indicado usado como broches e pingentes.
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - TITANITA Aprenda Mais Sobre Este Mineral