Grupo da Apatita.
Sistema: Triclínico.
Composição química: Fosfato de alumínio, potássio contendo cobre.
Cor: Azul celeste, azul esverdeado, verde maçã.
Clareza na comunicação. Expressão emocional equilibrada. Protege quem a usa de vibrações perniciosas. Usada na meditação ajuda a intuição. Suas qualidades são as de proporcionar uma sensação saudável ao organismo e de transmitir uma sensação de bem-estar e alegria. Quando apresenta estrias ou manchas por inclusões de prata, tem suas vibrações intensificadas em benefício do campo emocional, ativando-o e oferecendo perspectivas mais esperançosas em relação ao futuro. Quando apresenta inclusões de cobre, converte-se num condutor que equilibra o funcionamento do sistema respiratório e normaliza os pulmões. Em geral, esta pedra contribui nas experiências relacionadas com a memória e o resgate de vivências do passado. Cria força, protege e ajuda a comunicação.
Signo: Todos.
Profissões: Educador, Operário, Político, Veterinário.
Planetas: Vênus e Urano.
Meses: Julho e Dezembro.
Chacras: Quinto.
Turquesa é uma gema geralmente entre a cor ciano e o verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.
Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos Egípcios e foi retirada por eles na Peninsula do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã perto de Nishapur e também no sudoeste americano. A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A Turquesa é usada por artesãos Nativos Americanos especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios americanos navaho. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue. Turquesa também é usada na camiseta do time de futebol inglês Chelsea, sendo uma das cores mais famosas em relação ao uniforme no mundo.
A turquesa, juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com jade
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - TURQUESA Aprenda Mais Sobre Este Mineral