O homem é uma alma que possui um corpo, aliás, vários corpos, invisíveis à visão comum Entre esses corpos está o Corpo Etérico, um grau superior de matéria física através do qual fluem as correntes vitais que mantém vivo o corpo Além disso, este corpo etérico atua também como elo de ligação entre o pensamento e emoção do corpo astral outro corpo ao corpo físico denso este que todos nós vemos no espelho
Os chakras são centros de força, aberturas por onde penetram as energias superiores, a corrente vital do corpo físico Essa energia deve fluir harmoniosamente por todo o corpo para que o ser humano tenha uma vida saudável em todos os aspectos
Um clarividente vê o chakra como uma depressão no corpo etérico, sob a forma de pequenos pratos com o diâmetro de 5cm cada um, girando incessantemente Parecem flores de lótus pousadas sobre o corpo, cada uma com um número específico de pétalas
Os chakras possuem um brilho peculiar, nos indivíduos mais desenvolvidos esse brilho é mais intenso e seu tamanho pode aumentar
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São sete os chakras mais importantes:
1 Fundamental / Básico / Raiz: situado na base da espinha dorsal, entre o ânus e os genitais Recebe energias primárias sendo elas o fogo serpentino da terra e a vitalidade do sol Emite 4 raios A cor predominante nesse chakra é o vermelho
2 Esplênico: situado sobre o baço, esse chakra não está sobre a linha central do corpo mas sim na lateral do indivíduo Sua função é difundir a vitalidade do sol Emite 6 raios A cor predominante nesse chakra é o laranja
3 Umbilical ou Plexo Solar: situado sobre o umbigo, na região do Plexo Solar Está intimamente relacionado com sentimentos e emoções de índole diversa Assim como o quarto e quinto chakras esse está relacionado com forças que o ego recebe por meio da personalidade Emite 10 raios e sua cor predominante é o amarelo
4 Cardíaco: situado sobre o coração Assim como o Esplênico não está exatamente na linha central do corpo Emite 12 raios Encontramos nesse chakra a cor verde na parte interna e o rosa nas bordas da flor
5 Laríngeo ou Garganta: situado sobre a laringe Emite 16 raios A cor definida para esse chakra é o azul claro, no entanto é possível observar um prateado brilhante, como a luz da lua
6 Frontal: situado entre as sombrancelhas Esse chakra está relacionado com o corpo pituitário e, assim como o sétimo Coronário, só é acionado quando o homem alcança desenvolvimento espiritual Emite 96 raios A cor predominante é o azul índigo
7 Coronário: situado no alto da cabeça, é o que possui o brilho mais intenso quando em plena atividade, vibra com uma rapidez inconcebível Está relacionado à glândula pineal Emite 960 raios A cor predominante é o violeta É importante mencionar que esse é o último chakra a se desenvolver e à medida em que o homem se aprimora no aperfeiçoamento espiritual esse chakra vai aumentando até cobrir toda a parte superior da cabeça Outra particularidade desse chakra é que no início ele tem a mesma aparência dos demais, uma depressão sobre o corpo etérico, mas à medida em que o homem se reconhece como rei da divina luz e se mostra magnânimo com tudo à sua volta esse chakra se inverte, já não é mais uma depressão e sim uma saliência sobre a cabeça, já não é mais um receptor mas sim um radiante foco de energia, uma coroa de glória Imagens do Buda com uma saliência sobre a cabeça parecendo um coque representam exatamente essa alteração do chakra Coronário Na simbologia cristã o mesmo pode ser observado nas auréolas dos santos
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Toda a descrição acima é necessária para que entendamos a importância desses "Portais de Energia" em nosso corpo Os cristais podem ativar esses centros energéticos revigorando nosso organismo, reequilibrando nosso metabolismo, estimulando o poder de autocura existente em todo ser humano Isso será refletido no brilho dos olhos, maciez dos cabelos, aveludado da pele além dos bens causados aos nossos outros corpos invisíveis à visão normal
Vamos conhecer então quais as pedras indicadas para cada um dos sete chakras:
1 Fundamental: Rubi – Calcita vermelha Jaspe sangue – Granada vermelha – Coral vermelho Quartzo Vermelho Turmalina Vermelha
2 Esplênico: Cornalina Calcita laranja – Pedra do sol – Topázio imperial
3 Plexo Solar: Citrino – Jaspe amarelo Topázio amarelo – Âmbar Citrino Berilo Amarelo
4 Cardíaco: em verde: Quartzo verde Malaquita – Esmeralda – Turmalina verde em rosa: Turmalina rosa – Rodocrosita – Quartzo rosa
5 Laríngeo: Água marinha – Turquesa – Quartzo azul Quartzo lavanda
6 Frontal: Safira – Sodalita – Lápis Lazuli Quartzo azul intenso
7 Coronário: Ametista – Tanzanita – Iolita Lepidolita Cocoxenita Fluorita
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Preparando as Gemas
Antes de iniciar o tratamento é necessário um preparo das pedras
Lave uma a uma em água corrente, deixe que a água flua por alguns minutos sobre a pedra Sequea e cubraa com sal grosso Deixe assim por uma noite Na manhã seguinte retirea do sal e lavea com água corrente Seque e está pronta para o uso De tempos em tempos repita esse processo
Importante: pedras sintéticas, tingidas ou modificadas por qualquer processo tecnológico não devem ser utilizadas É indiferente se as pedras forem lapidadas ou não
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Aplicando as pedras sobre os chakras
Após um banho relaxante deitese de costas Posicione a pedra sobre o chakra correspondente Uma música suave ao fundo é bem vinda Procure sempre um local com iluminação difusa e muito tranqüilo onde ninguém possa incomodálo Enquanto estiver em tratamento procure elevar seus pensamentos, buscando o Ser Superior, a Luz Divina Respire pausada e profundamente Permaneça assim por cerca de 15 minutos
Alguns especialistas afirmam que não é necessário seguir exatamente as orientações sobre as cores dos cristais para cada chakra, a própria pessoa é a melhor indicada para saber de qual energia está carente, a intuição pode ser uma ótima aliada para escolher as gemas que naturalmente lhe atraem naquele momento
Comece a prestar atenção sobre como você prefere algumas pedras em determinado período da vida e isso muda depois de algum tempo Veja só!, inconscientemente você está escolhendo aquilo de que precisa para se harmonizar
Creditos ou fonte :Blog suzanefarias
Namastê, amigos:
Continuamos o nosso trabalho que teve seu início em 1998, onde
discutimos as origens do Yoga, sua estruturação e suas linhas e
técnicas, passando pelo conhecimento do corpo humano e seus
principais sistemas de vida física e chegando a sua vida sutil
onde descrevemos parcialmente os seus sete corpos e também
comentamos algo a respeito dos centros de energia Chakras de
um maneira muito simples e básica Agora dando continuidade as
estudos mais profundos do ser humano descreveremos esses
chakras de uma forma mais complexa, vivenciada por alguns
mestre como o hindu Purnananda, um guru de Bengala que em 1577
compilou o ShatChakraNirupana Descrição dos Centros de
energia, e ainda comparamos sua descrição com outros textos
dos Upanishads Mas nosso trabalho não parará por aqui, visto
que nosso corpo possui uma infinidades de outros pequenos
chakras e mistérios, portanto continuaremos nossas pesquisas em
busca de um maior conhecimento da Vida
Dedicamos este trabalho ao mestre " Introdução
Com muita propriedade, os Upanishads são considerados uma parte
dos Vedas, a mais antiga literatura canônica do Hinduísmo, que
tem sua origem no começo do primeiro milênio a C Entretanto,
os Upanishads nos quais estaremos pesquisando foram composto
muito mais tarde Dentro de nosso trabalho enfocaremos
descrições encontradas em dois textos:
• Chudamini Upanishad
• YogaShikka Upanishad
Para efeito de comparação, faremos referência também a
passagens de textos apresentados no Sahtchackranirupana e no
intuito de esclarecer a natureza dos nadis e dos outros
aspectos sutis descritos nesses Upanishads
O Yoga Chudamani Upanishad – Explica o significado de três
corpos do homem Registra que na criação primordial, foi criado
um espaço vazio ou éter de Brahman, o Único, o mais sublime
princípio do Universo A partir disso, foram criados
seqüencialmente o ar, o fogo, a água e a terra Desses cinco
"elementos " difundemse todas as coisa e os elementos
sustentam a sua forma manifesta
As divindades que imperam nesses cinco reino são Shiva,
Ishvara, Rudra, Vishnu, e Brahma, respectivamente Brahma, o
senhor da Terra, é tido como o criador dos deuses, dos anjos,
dos humanos, dos planetas e assim por diante Resumindo, o ser
humano é um composto de cinco elementos divido em partes ou
corpos Há parte composta por elementos físicos "material
palpável" Sthulasharira; também existem partes formadas por
elementos sutil Sukshmasharira; e ainda partes formadas por
todas as causas que fazem o ser humano um ser individual que é
conhecida como corpo causal Karanasharira Dentro do causal,
as três gunas existem numa condição harmoniosa de perfeito
equilíbrio Entretanto nas camadas inferiores, esse equilíbrio
entre as gunas não existe, resultando numa interação Jati
dinâmica entre eles Os sete ou nove chakras são os centros do
sistema de energia no corpo sutil, e os nadis são os canais que
distribuem essa energia Esses Upanishads insinuam que as
pessoas que desejam obter libertação precisam aprender a
localização dos Chakras através da experiência pessoal,
indagando; "como pode aquele que não reconhece os chakras em
seu próprio corpo alcançar a libertação?" No geral, os três
Upanishads em questão parecem partilhar dessa mesma atitude,
visto que as descrições da localização, da estrutura e das
funções dos chakras são extremamente resumidas
Yogashikka Upanishad apresenta as informações mais detalhadas
a respeito dos chakras Por exemplo:
O corpo humano é a morada do deus Shiva Acreditase que todo
ser humano dotado de sua presença consegue realizar todos os
seus anseios O chakra muladhara, localizase entre o ânus e os
órgãos genitais, possui um formato triangular Capítulo 1,
verso 168
A área a que se refere o verso acima é o períneo A Kundalini
shakti, a principal força material do universo, muitas vezes
representada pelo símbolo de um triângulo invertido, localiza
se exatamente nesse local Na postura da meditação conhecida
como Sidhasana, pressionase o calcanhar contra o períneo para
ajudar a ativar esse poder
O chakra Svadhistana, de formato hexagonal, localizase na base
dos órgãos genitais O círculo que se encontra ao redor do
umbigo possui dez partes e é denominado Manipuraka o chakra
Manipura Capítulo 1, verso 172
O grande círculo com doze partes radiadas, localizado no
coração, é chamada Anahata o chacra Anahata Capítulo 1,
verso 173
No interior da cavidade da garganta, existe um círculo de
dezesseis partes radiais chamado Vishuddhi pureza O ponto
chamado Jalandhara fica exatamente neste local Capítulo 1,
verso 174
Ajna ordem, que se localiza entre as sobrancelhas e possui
duas pétalas, é o mais eminente de todos os círculos Neste
ponto localizase, de cabeça para baixo, o ponto chamado
Uddayana Capítulo 1, verso 175
O Yoga Chudamani Upanishad também cita que o chakra Ajna se
localiza entre as sobrancelhas, condizendo com muitas doutrinas
posteriores O Yoga Kundalini Upanishad, entretanto, afirma que
Ajna localizase no alto da cabeçaentrecenho, ponto
normalmente associado ao Sahasrara
O texto mais detalhado, Yogashikka Upanishad, não menciona o
Sahasrara , porém existe uma pequena referência a respeito no
Yoga Chudamani Upanishad:
No alto da cabeça portão de Brahman, ou no Mahabatin, existem
mil pétalas V erso 6
Nos Upanisahds não se encontram mais detalhes, apenas uma
descrição sistemática das verdadeiras sensações associadas ao
despertar dos chakras Contudo, o Yoga Chudamani Upanishad
registra:
Aquele que descobrir um disco de luz, como uma pedra preciosa
no umbigo, é um conhecedor de Yoga Esse disco brilha com uma
luz dourada, semelhante ao relâmpago Verso 9
Tal descrição de um disco brilhante percebido no umbigo
corresponde à verdadeira aparência da aura que surge ao se
ativar o chakra Manipura Isso tem sido observado através da
percepção extrasensorial, por inúmeros iogues, tanto no Oriente
como no Ocidente, e no decorrer das eras
Existe também algumas descrições de sons psíquicos associados
com os chacras Muladhara, Anahata e Vishuddhi da seguinte
maneira:
Surge nela um som Kundalini Shakti no chakra muladhara, como
se um broto rebentasse de um minúscula semente O yogue sabe
que o chakra está testemunhando tudo Desse modo surge o
verdadeiro yogue Verso 3
Sons graves ghosa e agudos garja, como trovões num temporal
manifestamse no coração, onde reside a shakti Verso 4
Então, através da respiração e daquilo que se conhece como
escala musical, surge Vaikhari o mais puro som universal,
pelo ritmo dos lábios e da língua em sua dança entre os dentes
e o céu da boca Verso 5
Muitos eruditos e entendidos em Yoga consideram o Shatchakra
nirupana descrições dos seis centros como um das melhores
descrições a respeito dos chakras e nadis Foi compilado em
1577 pelo hindu Purnananda, um guru de bengala Seu nome de
batismo era Jagadananda; assumiu o nome de Purnananda quando
foi iniciado pelo seu guru Brahmananda Mais tarde, ele foi
para Kamarupa em Assam Acreditase que obteve seu siddhi num
ashram, o Vashishthashrama, que existe até hoje Viveu sempre
como um homem santo e compilou diversos tratados sobre tantra
Na verdade, o Shatchakranirupana é apenas uma seção parte 6
de um trabalho bastante longo intitulado Shritattvacintamini
Início
O chakra Adhara Muladhara
• Este lótus ligasse à abertura de Sushumna, e
localizase abaixo dos órgãos genitais e acima do ãnus Possui
quatro pétalas de cor vermelha Sua cabeça inclinase para
baixo Em suas pétalas existem quatro letras, de Va até Sa, na
cor dourado brilhante
• Neste lótus, a parte quadrada no Prithivi o elemento
terra é circundada por oito hastes brilhantes; possui a cor
amarela resplandecente e é bonita como a luz; assim também o é
bija a mística palavra "semente" do chakra, aqui, "Lam" do
Prithivi interior
• Este Bija está ornamentado com quatro braços e montado
no rei dos elefantes, ele carrega em seu colo o menino criador,
resplandece como sol da manhã e possui quatro braços e cabeças
brilhantes
• Aqui reside uma Devi deusa, de nome Dakini; seus
quatro braços brilham cheios de beleza e seus olhos são
vermelhos, cintilantes Ela reluz como brilho de muitos sóis
que se erguem ao mesmo tempo É a portadora da revelação de uma
inteligência eternamente pura
• Próximo à entrada do Nadi chamado Vajra, e no
pericarpo, existem constantemente luzes de suave beleza e
luminosidade, no formato triangular, que é Kamarupa, também
conhecido como Traipura Sempre e em todo lugar existe o Vayu
foça vital denominado Kandarpa o deus do amor; possui a cor
vermelho escura e é o senhor dos seres, resplandecente como dez
milhões de sóis
• Dentro do triângulo esta Svayambhu "o auto
originado"em sua forma de Linga Shiva Linga, bonito como
ouro moldado, e com a cabeça para baixo Ele é revelado através
do conhecimento Jnana e da meditação Dhyana e possui o
formato e a cor de uma folha nova É tão belo como os primeiros
raios de luz e com o encanto da lua cheia O deva deus que
vive aqui alegremente possui a forma de um redemoinho
• A adormecida Kundalini brilha acima de Shiva Linga,
fina como a fibra de um caule de lótus Ela é Maya a
desorientadaneste mundo, cobrindo gentilmente a cavidade na
cabeça de Shiva Linga Como espiral de um concha, sua brilhante
forma, semelhante a cobra, da três volta e meia em torno do
Shiva Linga, e seu brilho se parece com um forte raio de luz
Seu doce murmúrio é como o vago zumbir de enxames de abelhas
loucas de amor Ela cria poesias melodiosas e composições em
prosa e verso em sânscrito e em outras línguas Ela sustenta
todos os seres do mundo através da inspiração e da expiração, e
reluz na cavidade da raiz do lótus como uma corrente de luzes
brilhante
• No interior do Shiva Linga domina Para, que desperta o
conhecimento eterno Ela é Kala onipontente uma forma de nada
som Shakti surpreendentemente habilidosa na criação; é mais
sutil do que ser mais sutil Ela é o receptáculo da continua
torrente de ambrosia que flui da glória eterna Através de sua
irradiação, todo Universo é iluminado
• Meditando no para ou Kundalini que brilha dentro do
chakra Mula com o brilho de dez milhões de sóis, o homem
tornase o senhor da palavra, Rei entre os homens e um adepto
de todos os tipos de ciência Tornase livre, para sempre, de
todas as moléstias, e seus espírito interior enchese de
júbilo Com perfeita disposição, ele serve ao primeiro dos
Devas através de suas palavras profunda e melodiosas Versos 4
a 13
Início
O Chakra Svadhishthana
• Existe outro lótus localizado dentro do Sushumna na
base dos órgãos genitais, de cor escarlate Em suas seis
pétalas estão as letras de Ba a La, com o Bindu ponto
sobreposto sobre cada uma delas, com a cor brilhante de um
raio
• Dentro deste lótus encontrase a região branca,
brilhante e aquosa de Varuna, na forma de um crescente; e neste
lugar, sentado sobre um Makara animal legendário que lembra um
crocodilo está o Bija Vam ligado ao princípio da água, assim
como o Bija "Lam" do Muladhara que se relaciona com o elemento
terra Ele é imaculado, branco como a lua outonal
• Hari Vishnu está dentro do bindu de Vam, e na
arrogância do começo da juventude, seu corpo é de um lindo azul
luminoso, digno de se contemplar; vestido com trajes amarelos,
possui quatro braços, e usa o Shrivasta um afortunado caracol
no peito de Vishnu e Kaustubha uma grande pedra preciosa –
resguardainos!
• É aqui que Rakini habita perpetuamente Ela possui a
cor de um lótus azul A beleza de seu corpo é realçada por seus
braços erguidos segurando diversas armas Ela está vestida com
trajes e ornamentos celestiais, e sua mente é exaltada pela
absorção de ambrosia que goteja de Sahasrara
• Aquele que medita neste lótus imaculado, denominado
Svadhishthana, tornase imediatamente livre de todos os
inimigos, tais como luxúria, a ira, a cobiça e assim por
diante Ele se torna um rei entre os yogues, e é como o sol
iluminando a escuridão da ignorância A riqueza de sus palavras
flui como néctar em verso e prosa num discurso bem racional
Versos 14 a 18
Início
O Chakra Manipuraka Manipura
• Acima de Svadhishtana, na base do umbigo existe um
lótus brilhante de dez pétalas, na cor de nuvens carregadas de
chuva Dentro dele estão as letras de Da a Pha, na cor de um
lótus azul, com o nada e o Bindu acima delas Devese meditar
aí, na região do fogo, na forma triângular e brilhante como o
sol nascente Em suas laterais existem as três marcas Svastika
uma de cada lado do triângulo e dentro do próprio Bija de
Vahni isto é, o mantra do Fogo, "Ram "
• Medite sobre aquele que está sentado num carneiro, com
quatro braços, radiante como o sol nascente Em seu colo,
reside por toda a eternidade Rudra, de cor puramente escarlate
Ele Rudra é branco com as cinza que o cobrem; possui um
aspecto venerável e três olhos Suas mãos posicionamse na
atitude de conceder dádivas e de dissipar o temor Ele é o
destruidor da criação
• Aqui habita Lakini, a benfeitora de tudo Ela tem
quatro braços, um corpo radiante, pele escura: veste trajes
amarelos e está adornada com muitos ornamentos; é exaltada
pelas gotas de ambrosia Através da meditação neste lótus do
umbigo, adquirese o poder de criar e de destruir o mundo
Vani o Deus da palavra, que é Sarasvati com todas as riquezas
do conhecimento, habita eternamente neste lótus com seu símbolo
o do fogo, representado pelo mantra – semente "Ram" Versos
19 a 21
O Chakra Anahata
• Acima do Manipura, no coração, está o encantador lótus
de cor brilhante carmesim da flor Bandhuka, com doze letras
começando com Ka, de cor vermelho escarlate É conhecido pelo
nome de Anahata, e é como a árvore celestial do desejo, que dá
sempre mais do que se pede É aqui a região do Vayu vento,
bonito e com seis cantos, da cor da fumaça
• Medite dentro da região da Vayu no encantador e
eminente Pavana Bija o princípio do chakra Anahata, o Bija de
Vayu "Yam", cinzento como uma nuvem de fumaça, com quatro
braços e sentado sobre um antílope preto E dentro dele, medite
também sobre a morada de Mercy, o senhor imaculado que brilha
como o sol e cujas duas mãos fazem o gesto de quem concede
dádivas e dissipa os temores dos três mundos
• Aqui reside Kakini, de cor amarela como luz, alegre e
esperançosa; ela possui três olhos e é benfeitora de tudo Usa
todos os tipos de ornamentos, e em suas quatro mãos carrega o
laço e o crânio, e faz sinal da benção com gotas de néctar
• Shakti poder, cujo corpo delicado se parece com dez
milhões de raios de luz, está no pericarpo deste lótus em forma
de triângulo Dentro do triângulo encontrase o Shiva Linga
conhecido pelo nome de Bana Este Linga é como, ouro brilhante,
e em sua cabeça existe um minúsculo orifício como o da
perfuração de uma jóia É a morada resplandecente de Lakshmi o
Devi da prosperidade
• Aquele que medita neste lótus do coração tornase como
o senhor da palavra, e como Ishvara ele é capaz de proteger e
destruir os mundos Este lótus é como a árvore celestial do
deseja, a morada e trono de Shiva É embelezado pelo Hansa
aqui o Jivatma, a alma individual que é constante como a
chama de uma cadeia num local sem vento Os filamentos que
circundam e enfeitam seu pericarpo, iluminados pela região
solar, são encantadores
• Em primeiro lugar os yogues, ele aquele que medita no
lótus do coração é sempre o mais querido entre os queridos das
mulheres É sábio por excelência e repleto de atos nobres
Possui perfeito controle sobre os seus sentidos Sua mente,
nesta concentração extrema, está absorta em pensamentos sobre
Brahman Suas palavras inspiradas fluem como um corrente de
água pura Ele é como o Devata que é armado por Lakshmi, sendo
capaz de entrar no corpo de outra pessoa quando desejar
Versos 22 a 27
O Chakra Vishuddhi
1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
11 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
12 x de R$0,00 | Total R$0,00 |