MAGNETITA
A Magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.
A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.
É encontrada em formato de pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.
Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.
É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.
A magnetita também é encontrada em meteoritos.
A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550 °C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).
Ocorrência em organismos vivos
Cristais de magnetita são encontrados em certos tipos de bactérias (por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum), em cérebros de abelhas, cupins, peixes, ursos, alguns pássaros (por exemplo, em pombos) e em seres humanos. Acredita-se que estes cristais estão envolvidos no processo de magnetorecepção (capacidade de perceber a polaridade ou a inclinação do campo magnético da Terra) e na navegação animal por orientação magnética.
O estudo de biomagnetismo começou com as descobertas do paleontologista Heinz Lowenstam na década de 1960.
PROPRIEDADES MÁGICAS
Magnetita é uma pedra magnética que tem uma poderosa polaridade invertida. Ela pode ser usada sobre os meridianos do corpo. Quando um órgão ou meridiano estiverem desvitalizado, a magnetita ativa com a sua energia positiva, é uma ótima pedra para aliviar dores musculares.
Magnetita trata e repele, energiza e seda as energias do corpo.
Magnetita pode ser usada para aliviar emoções negativas, como medo, a raiva, o pesar e o excesso de apego, inspirando qualidades positivas, como tenacidade e a resistência. Ajuda-nos a sair de situações destrutivas e promove a objetividade. Essa pedra equilibra intelecto e emoções, trazendo estabilidade interior.
(.....)
A magnetita trata e repele, energiza e seda. Nos casos em que o corpo se esforça muito para curar-se, pode acontecer de um meridiano apresentar excesso de energia. Nessa situações, em que um órgão ou meridiano fica hiperativo, a magnetita é capaz de eliminar o excesso de energia com a sua carga negativa. Se o órgão ou meridiano estiverem desvitalizados, a magnetita ativa com a sua carga positiva. É extremamente útil em lesões esportivas, pois alivia as dores musculares.
A magnetita alinha temporariamente os chakras e o meridianos dos corpos sutis e etéricos. Conecta os chakras básico e da terra às energias nutritivas da terra, que suprem a força vital do corpo físico.
A magnetita favorece a telepatia, a meditação e a visualização. Proporciona uma perspectiva equilibrada e a confiança na intuição.
Essa pedra a Magnetita atrai o Amor, o compromisso e a lealdade. (........)
Texto extraido do livro:
A Biblia dos Cristais Vol 01
Ed. Pensamento
A magnetita é o minério de ferro por excelência e possui intensa capacidade magnética, atuando como um imã. Quando sofremos qualquer tipo de desequilíbrio na vida, isto significa que nossas energias entraram em desalinhamento. Caberá à Magnetita refazer a nossa conexão com o eixo mais profundo da terra, que ela representa, com o nosso lado mais como ganhar dinheiro na internet matéria, nos centrando de novo. Ela funciona muito bem Junto com o Quartzo Branco, que vai trabalhar também o lado espiritual. Junto com a Opala, a Magnetita vai fazer um trabalho de equilíbrio do dar e receber, de aprendizado da troca, propiciando uma melhor aplicação, o não desperdício da nossa plenitude. A Magnetita é a pedra do alinhamento de energia.
Características técnicas:
Ocorrência: Fácil de obter
Dureza: 5,5 - 6,5
Composição Química: Óxido de Ferro
Procedência: Estados Unidos, Canadá, Índia, México, Romênia, Itália, Finlândia, Áustria.
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - MAGNETITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral